sábado, 20 de setembro de 2008

Exercício 4

Tabela







Análise da Pesquisa



Google




Foi muito fácil constatar: o Google é, de longe, o melhor buscador entre todos os que foram usados neste trabalho. Com aspas, sem aspas, buscas só no Brasil ou em toda a web. Deu um verdadeiro banho nos demais. Se pedir para pesquisar no geral, sem aspas, o Google vai me fornecer nada menos que 4 resultados de blogs e apenas um, o quinto colocado, como um site sobre o assunto. Os blogs inclusive em português de portugal. Caso eu prefira páginas do Brasil , os resultados foram mais exatos e têm mais a ver com o que realmente era buscado.

A primeira opção foi a oferta de um livro usado, mas os demais se referiam a apresentação em powerpoint, o estudo de uma universidade, o link de um artigo de um especialista e por fim, a página de uma esotérica.

Yahoo



O Yahoo me deu vários resultados discrepantes. Apenas a primeira opção, o site Saúde Vida Online, tinha realmente a ver com o que eu buscava. Logo após, o blog Palávoras, que já havia aparecido também no Google. O Via Médico é muito bom e pode ser considerado um melhor link. Minerais do Brasil vende pedras que prometem a cura ou o alívio do problema. A mesma coisa para o quinto item, que fala sobre Reiki.




Altavista




Repetiu tudo do Yahoo, até mesmo a ordem de links.




Clusty

o deu nenhum resultado em português. O primeiro foi em italiano e os demais em inglês. A segunda opção é de um link para pesquisas universitárias, nada a ver com o que se buscava. A Terceia opção ( My Stress Cure) promete dicas de cura. Basta comprar uma coletânea completa com as informações. Ao final, com certeza, mais estresse por ter jogado dinheiro fora e ter ficado horas escutando tanta bobagem. O quarto link confundiu Cura da Igreja Católica com Cura do verbo curar. Sem comentários. A quinta opção nos mostra um equipamento eletromagnético que tem o poder de curar o estresse. É preciso mesmo comentar isso? hehehe
 


MSN Live Search


Repete o Saúde Vida Online do Yahoo e Alta vista. Depois, indica uma massagem de cura do sono, seguida de outro link para cura do stress. E na quarta opção, aparece um link que deveria ser à parte, patrocinado. Não foi feita essa separação como ocorre no Google e demais. É o link pro Itaoca Pousada Camping. Por último os tais Minerais do Brasil.


Ask


Depois de sermos obrigados a ver quatro patrocinadores, aparecem as sugestões. Dois vídeos do Youtube em português; Técnicas de dominar Stress e um subitem da mesma opção. A última opção é o Blog Cura Personalis.Os últimos em inglês.





Dogpile


Links em inglês de patricinadores que estariam no Google; um vídeo do Youtube; técnicas de combate à Síndrome do Pânico e a quinta opção nos leva a um link pesquisado no Yahoo. É a pesquisa da pesquisa. Este site buscou assuntos já pesquisados ou armazenados em outros sites de busca. O aviso está, no início da página.





Radar UOL



Saúde e Vida Online, que já aparece em vários outros. Depois um link para site de um desenho. O mesmo título é empregado para um site de venda de um livro de um médico falando sobre a cura do Stress. O quarto link nos leva a um vídeo de um cantor que está divulgando trabalho/clip. O último link é um Blog.







Coincidências e Discrepâncias








As coincidências foram poucas (a não ser pelo caso do Yahoo/Altavista), mas as discrepâncias foram enormes. Links de patricinadores com mais destaque que o objetivo da pesquisa foi muito comum. Para mim, isso mostra a tendência de mudanças na forma de patrocínio na internet. Acho que isso em parte por culpa do Google Adsense. O mais grave, em minha opinião, foram alguns buscadores que mostraram propaganda como resultado da pesquisa, sem haver tal separação. Na pesquisa, apareceram resultados para livros, minerais, consultas esotéricas.

No restante, principalmente o Google, pude observar que no topo das buscas estão os Blogs. Isso mostra a força desse tipo de ferramenta. Nenhuma notícia produzida por grandes veículos daqui ou de outra parte do mundo apareceu entre os primeiros lugares.

O fato é que tendo a ver ou não com o assunto pesquisado, eles nos levam a blogs e vídeos, principalmente. Isso mostra o que foi falado no segundo módulo. A grande imprensa perde espaço na web ou pelo menos esse espaço é bastante pulverizado com outros meios de informações, pessoais ou não.








Outra coisa muito legal que observei. Alguns dos sites indicados para os exercícios são buscadores dos buscadores. Caso do DogPile que faz uma varredura nos demais buscadores, dando crédito a isso. O Clusty também usou deste expediente.

Com isso, jornais mais antigos se tornam fontes de pesquisa históricas. Rádios e Tvs do mundo todo podem ser acessados facilmente de minha casa, sem o uso de satélites ou de ondas curtas.


Cheguei a comprar alguns rádios que sintonizavam ondas curtas e que hoje são relíquias, ainda em funcionamento. Os chiados ficaram para trás. É só uma questão de algumas poucas décadas para que todos os meios entrem nesta simbiose provocada pelo fermento da internet.

Deepin 15 6 Vídeo Oficial