segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Exercício 6


Não foi nada complicado editar as fotos no Irfanview. O programa é muito leve, prático e permite colocação de legendas e outros recursos bem bacanas para um programa gratuito.

Também pude ajustar bordas, melhorar qualidade, centralizar imagem e texto.Claro que não chega a ser um photoshop, mas dá conta do recado.
Tive alguma dificuldade para redimensionar a foto. Não por causa do programa, mas devido a baixa resolução. Tentei melhorar a resolução da mesma, sem muito sucesso. A solução foi encontrar uma foto semelhante, de melhor resolução.







sábado, 20 de setembro de 2008

Exercício 4

Tabela







Análise da Pesquisa



Google




Foi muito fácil constatar: o Google é, de longe, o melhor buscador entre todos os que foram usados neste trabalho. Com aspas, sem aspas, buscas só no Brasil ou em toda a web. Deu um verdadeiro banho nos demais. Se pedir para pesquisar no geral, sem aspas, o Google vai me fornecer nada menos que 4 resultados de blogs e apenas um, o quinto colocado, como um site sobre o assunto. Os blogs inclusive em português de portugal. Caso eu prefira páginas do Brasil , os resultados foram mais exatos e têm mais a ver com o que realmente era buscado.

A primeira opção foi a oferta de um livro usado, mas os demais se referiam a apresentação em powerpoint, o estudo de uma universidade, o link de um artigo de um especialista e por fim, a página de uma esotérica.

Yahoo



O Yahoo me deu vários resultados discrepantes. Apenas a primeira opção, o site Saúde Vida Online, tinha realmente a ver com o que eu buscava. Logo após, o blog Palávoras, que já havia aparecido também no Google. O Via Médico é muito bom e pode ser considerado um melhor link. Minerais do Brasil vende pedras que prometem a cura ou o alívio do problema. A mesma coisa para o quinto item, que fala sobre Reiki.




Altavista




Repetiu tudo do Yahoo, até mesmo a ordem de links.




Clusty

o deu nenhum resultado em português. O primeiro foi em italiano e os demais em inglês. A segunda opção é de um link para pesquisas universitárias, nada a ver com o que se buscava. A Terceia opção ( My Stress Cure) promete dicas de cura. Basta comprar uma coletânea completa com as informações. Ao final, com certeza, mais estresse por ter jogado dinheiro fora e ter ficado horas escutando tanta bobagem. O quarto link confundiu Cura da Igreja Católica com Cura do verbo curar. Sem comentários. A quinta opção nos mostra um equipamento eletromagnético que tem o poder de curar o estresse. É preciso mesmo comentar isso? hehehe
 


MSN Live Search


Repete o Saúde Vida Online do Yahoo e Alta vista. Depois, indica uma massagem de cura do sono, seguida de outro link para cura do stress. E na quarta opção, aparece um link que deveria ser à parte, patrocinado. Não foi feita essa separação como ocorre no Google e demais. É o link pro Itaoca Pousada Camping. Por último os tais Minerais do Brasil.


Ask


Depois de sermos obrigados a ver quatro patrocinadores, aparecem as sugestões. Dois vídeos do Youtube em português; Técnicas de dominar Stress e um subitem da mesma opção. A última opção é o Blog Cura Personalis.Os últimos em inglês.





Dogpile


Links em inglês de patricinadores que estariam no Google; um vídeo do Youtube; técnicas de combate à Síndrome do Pânico e a quinta opção nos leva a um link pesquisado no Yahoo. É a pesquisa da pesquisa. Este site buscou assuntos já pesquisados ou armazenados em outros sites de busca. O aviso está, no início da página.





Radar UOL



Saúde e Vida Online, que já aparece em vários outros. Depois um link para site de um desenho. O mesmo título é empregado para um site de venda de um livro de um médico falando sobre a cura do Stress. O quarto link nos leva a um vídeo de um cantor que está divulgando trabalho/clip. O último link é um Blog.







Coincidências e Discrepâncias








As coincidências foram poucas (a não ser pelo caso do Yahoo/Altavista), mas as discrepâncias foram enormes. Links de patricinadores com mais destaque que o objetivo da pesquisa foi muito comum. Para mim, isso mostra a tendência de mudanças na forma de patrocínio na internet. Acho que isso em parte por culpa do Google Adsense. O mais grave, em minha opinião, foram alguns buscadores que mostraram propaganda como resultado da pesquisa, sem haver tal separação. Na pesquisa, apareceram resultados para livros, minerais, consultas esotéricas.

No restante, principalmente o Google, pude observar que no topo das buscas estão os Blogs. Isso mostra a força desse tipo de ferramenta. Nenhuma notícia produzida por grandes veículos daqui ou de outra parte do mundo apareceu entre os primeiros lugares.

O fato é que tendo a ver ou não com o assunto pesquisado, eles nos levam a blogs e vídeos, principalmente. Isso mostra o que foi falado no segundo módulo. A grande imprensa perde espaço na web ou pelo menos esse espaço é bastante pulverizado com outros meios de informações, pessoais ou não.








Outra coisa muito legal que observei. Alguns dos sites indicados para os exercícios são buscadores dos buscadores. Caso do DogPile que faz uma varredura nos demais buscadores, dando crédito a isso. O Clusty também usou deste expediente.

Com isso, jornais mais antigos se tornam fontes de pesquisa históricas. Rádios e Tvs do mundo todo podem ser acessados facilmente de minha casa, sem o uso de satélites ou de ondas curtas.


Cheguei a comprar alguns rádios que sintonizavam ondas curtas e que hoje são relíquias, ainda em funcionamento. Os chiados ficaram para trás. É só uma questão de algumas poucas décadas para que todos os meios entrem nesta simbiose provocada pelo fermento da internet.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Exercício 1

Os números são 1.0; 2.0; e os novíssimos 2.5. e 3.0. Não se trata aqui de novas potências de motores de carros. Muito menos de velocidades de novos processadores. Mas é quase isso. Na força e velocidade da internet os saltos parecem ser gigantescos. Quais serão os novos motores da tecnologia virtual? Google, Microsoft, Mozilla Foundation, desenvolvedores de Linux? Quem estará à frente, com a mais nova tecnologia à disposição de todos?
O avanço é grande e rápido. Basta ver a evolução da Web 1.0 para a 2.0. É uma mudança enorme de paradigmas envolvendo questões filosóficas e sociais. De uma para a outra, a postura é realmente bem distinta, com a Web 2.0 mais voltada para mecanismos de interação e participação dos internautas. Estes deixaram de ser meros espectadores para se tornarem agentes.


Liberdade

Blogs,comunidades virtuais e até mesmo estações de rádio e televisão podem ser construídas com relativa facilidade através das ferramentas hoje disponíveis a quem pode acessar a internet. Um espaço mais livre e democrático, sem amarras de patrocinadores, donos de empresa entre outros. O que vai prevalecer é a liberdade de escrever ou publicar conteúdo próprio, minha ideologia, meu modo de ver o mundo e tudo que nele há. Mas liberdade limitada pela ética, claro. Afinal, abusos podem ocorrer, pois assim como o mecanismo pode ser usado para alavancar a interação para o bem, surge quem o use para fins não muito nobres. Basta ver casos de pedofilia, xenofobia e racismo espalhados pela rede.
Ícones


A Web 2.0 traz a inovação como marca principal. Ícones desta transformação, para ficar só nesses exemplos, são o Youtube, Facebook e o aqui popular Orkut. Não por acaso, muitos estão nas mãos do gigante Google, que completa dez anos. A onda é surfar em nuvens. Tudo virtual, inclusive os programas usados para escrever textos como este. Recentemente, a revista Info fez uma matéria de capa, onde um usuário de internet conseguiu sobreviver alguns dias sem o uso de ferramentas ou programas do Google, hoje a empresa mais valiosa do mundo. São mapas, editores de texto, e-mail quase ilimitado e uma gama de ofertas que fica quase impossível ficar de fora. A empresa se confunde com o próprio conceito de Web 2.0, tantas as inovações desenvolvidas ou adquiridas de outros.

3.0

Agora, já se fala até em Web 3.0, aquela em que em vez de ser informada por nós sobre o que queremos quando estamos online, terá inteligência para se apresentar a nós do jeito que a desejarmos. Um exemplo disso são os novos navegadores. A idéia agora é que eles deixem de ver a rede como uma série de páginas soltas e sem lógica e possam entender o meio como sendo formado por uma gama de softwares capazes de gerar conteúdo, sejam games, tocadores de mídia, correio eletrônico etc. 

Bom, fica um pouco difícil perceber o exato momento de transição dos números. Para mim, pelo menos. Isso só parece ficar claro depois de algum tempo. Mas que tempo? É tudo tão rápido que já poderemos estar vivenciando os primeiros passos da web 4.0 sem sequer percebermos.
O fato é que da Web 1.0 para a 2.0 houve uma grande mudança no comportamento dos usuários e da população como um todo. Imagino os efeitos dessas mudanças quando populações carentes, como é o caso do meu estado, o Ceará, também tiverem acesso a essas tecnologias e ferramentas de transformação. O perfil de audiência e de consumo, devem migrar do rádio e da TV tradicionais de hoje para o novo meio, a internet. É difícil até rotular exatamente o que sej a internet, viso que está em constante e rápida transformação. Para mim, a tendência é ficarem TV, rádio e Jornais tradicionais dentro da rede, junto com os novos Blogs, redes sociais etc. Aliás, este é o grande barato. Poder concentrar em um só lugar, jornais, revistas, rádios e TVs, comerciais ou não. Por si só, isso já é revolucionário visto que passamos a não depender apenas dos grandes players da comunicação para produzir e consumir informações.
Gargalo

O maior gargalo acredito que seja como fazer a população mais carente ter acesso a isso tudo. Há projetos em que o Google (sim, ele mais uma vez) começará a distribuir internet banda larga a comunidades pobres dos países emergentes, com preços até 95% mais baratos. Foco principalmente para África e América Latina. Algo sem precedentes que vai mudar muito a realidade de muitos países.

Na Web 1.0, o conteúdo era produzido por poucos, especialmente as grandes empresas de comunicação já existentes. Agora, do computador pessoal de casa ou de uma Lan House é possível repassar informações, colher outras e interagir mais. Isso apesar dos problemas de censura enfrentados em vários países, como China e Cuba, onde o livre acesso é barrado. Medo da verdadeira revolução que é ter acesso a informações, conhecer mais, poder mais. Imaginar um curso como este, dado pela internet, já é revolucionário. Imaginem-se também graduações, especializações, mestrados e doutorados já feitos pela rede. É fantástico, sem querer parodiar o famoso programa da TV brasileira.

Hoje, é possível baixar filmes, músicas e montar a própria rede de programação. Isso quando não se produz o próprio material, a um custo cada vez menor. Uma ameaça real aos grandes grupos de comunicação que terão, mais cedo ou mais tarde, que migrar de forma definitiva para o novo meio. Creio também que não deixarão totalmente de existir na forma que hoje conhecemos, mas terão que se transformar.

Ferramentas

Só uma coisa ainda me incomoda. Nem todos nós temos o "poder" de criar essas ferramentas. Elas nos são dadas e poucos têm a capacidade de realmente criá-las, ou por falta de conhecimento técnico ou por falta de dinheiro para investir em pesquisas. Eles nos dão essa automia de uma rede de comunicação, com todas ferramentas possiveis e até inimagináveis, com qual objetivo?
De qualquer forma, acredito que até mesmo isto será mudado. Em breve. Afinal, a internet e as mudanças cada vez mais velozes dela e a partir dela em nossas vidas, nunca param.

Deepin 15 6 Vídeo Oficial